sexta-feira, 10 de setembro de 2010

A religiosidade de Ouro Preto


Agora não me lembro mais o nome da Igreja...


Mas fui lá! E confesso que foi uma das maiores experiências religiosas de minha vida...

Não tenho nenhuma foto do interior da Igreja, porque não é permitido fotografar.
Mas em minha mente tudo o que vi lá está muito nítido, em altíssima resolução!
Quando entrei na Igreja, a única coisa que consegui falar foi: UAU!!!!!!
Fiquei literalmente de boca aberta diante de tanta suntuosidade: o altar-mor é todo revestido de ouro 18 quilates, e as paredes laterais também.
Eu não interpreto aquele ouro como ostentação da Igreja Católica, mas como sinal de muita devoção de quem pagou aquilo, que por certo não foi a Santa Sé, mas pessoas que viveram na Vila Rica da época da construção do templo. A esta altura, a história certa de quem pagou pouco me interessa.

Senti naquele templo uma profunda conexão com o Divino.

Era antevéspera de Rosh Hashaná, e segundo a Cabala, o Arcanjo Miguel é quem traz a misericórdia ao mundo. No Ano-Novo cabalístico há um momento muito especial em que o Arcanjo Miguel é invocado.
Quando olhei para o lado e vi a imagem de São Miguel, esculpida pelo Aleijadinho, senti que minhas orações pela misericórdia ao mundo e a mim mesma tinham sido atendidas.
Senti que meus olhos estavam marejados, e então me ajoelhei aos pés de Miguel, em oração profunda...

Eu ouvia ao longe as explicações do guia, sabia que havia outras pessoas lá, mas nada me importava...
O que importava era a fé, o amor, a caridade, a saúde que Deus me deu e que me permitiu chegar até lá e ver tantas maravilhas.
Milagres e maravilhas....

Eu nunca esquecerei aquele momento mágico de encontro com Deus...

Obrigada, Salete, por ter me proporcionado a oportunidade de ir até lá!





Nenhum comentário: