domingo, 18 de abril de 2010

Julie & Julia

         
         Ontem assisti um filme muito comentado, inclusive indicado ao Oscar, se não me engano. É que não sou exatamente o que se pode chamar de cinéfila, então essas informações às vezes me passam despercebidas.

          Julie & Julia. Conta as histórias de vida de duas mulheres apaixonadas pela cozinha.

         Uma delas, Julia, casou-se nos anos 40 com um diplomata americano. Foram morar em Paris. Para não ficar somente em casa, ela entra em uma escola de culinária onde é a única aluna mulher, pois lá usualmente homens eram os "chefs".

          A outra, Julie, que vive no século XXI, é uma funcionária de escritório que não gosta de seu trabalho, e que vê na cozinha um refúgio para seu dia-a-dia enfadonho. Julia é seu ídolo.

          Elas não chegam a se conhecer, e a admiração de Julie por Julia não é correspondida.

          Mas fica do filme uma lição, uma mensagem bastante perturbadora: vivemos dias em que a mulher passa pouco, muito pouco de seu tempo na cozinha, chegando a extremos, como o da ideia corrente de que a cozinha é sinônimo de retrocesso e que o bom mesmo é trabalhar fora de casa.

          Até é. Porém, também neste assunto é preciso buscar o equilíbrio. Precisamos trabalhar fora, sim, mas nem por isso precisamos desenvolver alergia às panelas!

           Hoje tive meu momento Julia Child: preparei uma deliciosa lasanha de berinjela e abobrinha, com uma receita que achei na Zero Hora de sexta. Desde ontem comecei o preparo, quando fui até a fruteira comprar os tomates para o molho, escolhendo um a um os mais tenros. As cebolas, legumes e temperos... 

          As ervas aromáticas tenho em casa, e da lavoura tirei o manjericão e o louro para dar um toque especial ao maravilhoso prato que preparei.

          Cozinhar é mesmo uma arte muito próxima da alquimia, pois permite que coloquemos amor no que fazemos, para que as pessoas de nossa família e de nosso convívio próximo tenham um pouco do que há de melhor em nós: o carinho, o amor e a dedicação.

        A foto vou ficar devendo hoje, mas na próxima vez prometo que não vou esquecer de por para carregar as pilhas da máquina...

         Um abraço a todos os amigos do blog e bom Domingo!

         




Nenhum comentário: