sexta-feira, 2 de abril de 2010

Dia Internacional do Livro Infanto-Juvenil: Homenagem a Hans Christian Andersen

         

          Por um mero acaso hoje fui procurar um assunto qualquer no Google e vi que havia uma gravura infantil sobre o logo. Interessei-me em saber do que se tratava, e com grata surpresa percebi que era uma alusão aos contos de fadas criados pelo dinamarquês Hans Cristian Andersen, cuja obra se constitui em inestimável patrimônio da humanidade.

          Resolvi então pesquisar um pouco sobre a vida desse escritor que foi um de meus favoritos na infância, e descobri que viveu seus primeiros anos em situação de extrema pobreza, filho de pai sapateiro e mãe lavadeira, cuja casa era composta de apenas um cômodo.

          Mas a miséria material não foi obstáculo suficiente para impedir o florescimento da genialidade de Hans, que sempre foi incentivado pelo pai às letras. Bem verdade que ficou órfão muito cedo. Porém, encontrou outras pessoas pela vida afora, que lhe deram as condições de que precisou para se tornar quem foi - ou quem é (difícil encaixar um tempo verbal para quem se torna imortal pela obra que deixa...).

          Os contos de Hans Christian Andersen, mais do que a beleza e a magia que evocam em quem os lê, trazem à humanidade a chance de refletir sobre as condições sociais em que vive, deixando uma linda mensagem de busca da igualdade social.

          Ao ler as linhas de "A Pequena Vendedora de Fósforos", ainda em criança aprendi a agradecer pelas roupas quentinhas, pela casa aquecida e pela comida saborosa nos invernos de Vacaria, lembrando-me sempre das crianças que nada tinham, pedindo a Deus que lhes amenizasse os sofrimentos.

        Neste dia Internacional do Livro Infanto-Juvenil, além de homenagear ao brilhante escritor Andersen, rendo um devotado agradecimento a uma de minhas tias, talvez a mais especial, que em minha infância sempre me presenteava com livros, entre os quais aquele em que li o conto que citei acima.

          O mundo precisa de pessoas assim, que escrevam para crianças e que tragam os livros para elas...

Leia mais sobre o assunto em: HANS CHRISTIAN ANDERSEN. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2010. Disponível em: . Acesso em: 2 abr. 2010.









Nenhum comentário: