domingo, 20 de março de 2011

A maior riqueza

Foto: Wikipédia.
Bom dia, amigos do Blog.

Não ia escrever nada sobre a recente catástrofe japonesa, de tão chocante que foi, pois mesmo estando no outro lado do planeta, a velocidade da informação impediu que alguém ficasse alheio ao problema, mesmo querendo, porque ás vezes não saber é mais fácil.

Desde os primeiros dias, o mundo todo volta seus olhos para o país dizimado, torcendo para que as coisas fiquem mais amenas e que o alento chegue até os atingidos.

Falar nas consequências da tragédia seria um lugar-comum, porque todos falam nisto.

Este post não foi de caso pensado, mas teve de ser escrito, porque o que me inspirou a fazê-lo foi uma foto que vi hoje no jornal. Não consegui copiá-la, porque as artes da Internet ainda me desafiam a aprender muito, mas posso falar do que vi.

Em meio à neve e entre destroços do que talvez tivesse sido um bairro, um grupo de japoneses calmamente sentados em cadeiras, ao redor de um fogo de chão onde era aquecida água obtida do próprio gelo ao redor, lia jornais.

Ao fundo, duas imagens de divindades japonesas.

O significado da fotografia é muito rico. Toca diretamente o coração, porque faz perceber o que realmente importa para aquelas pessoas: a vida, a amizade, o afeto, a fé. Nada mais de material lhes sobrou, mas permanecem inabaláveis. Leem jornais porque querem saber de seus compatriotas, talvez de parentes que morem em outras cidades. Leem porque estão calmos, e estão calmos porque têm esperança. A mesma esperança que seu Imperador disse para não perderem.

O Japão é, sim, um dos mais ricos países. Porque sua maior riqueza é seu povo.

Um ótimo domingo a todos.

Nenhum comentário: