No dia 16 de março, representando a Defensoria Pública do Estado, a convite da Câmara da Indústria e Comércio de Vacaria, com grata satisfação participei da reunião de apresentação do Programa Florescer à comunidade Vacariense.
Trata-se de um projeto idealizado nas empresas Randon, em Caxias do Sul, cujo objetivo é o de "oferecer educação complementar a crianças e adolescentes (de 7 a 14 anos) em situação de vulnerabilidade social."
O evento contou com a presença de autoridades e lideranças vacarienses, que prestigiaram a apresentação.
Por certo Vacaria muito ganhará com a implantação do programa, que retirará das ruas crianças e jovens, que terão a oportunidade de desenvolver novas habilidades que poderão lhes abrir portas no mercado de trabalho, futuramente.
A maior contribuição social do projeto, a longo prazo, será a de formar cidadãos livres de vícios e com predisposição ao aprendizado, o que por certo funcionará como fator de modificação da qualidade de vida da população de Vacaria.
Como muito bem mencionado pelo presidente da CIC, Sr. Joildo Silva (responsável pela divulgação do projeto entre os empresários locais, que aportarão recursos financeiros para prover os trabalhos), do apoio familiar e das oportunidades oferecidas às crianças depende o futuro de toda uma sociedade.
Vacaria recebe de braços abertos o Florescer, com votos de sucesso a todos os colaboradores que trabalharão, nesta primeira fase, com os 180 alunos.
Imagem: www.fmaster.com.br/florescer/historia.asp